Ultimas Postagens

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Reunião final para discussão da Lei de Organização Básica da PM e dos bombeiros ocorre na segunda

Reunião final para discussão da Lei de Organização Básica da PM e dos bombeiros ocorre na segunda

O processo de discussão do Projeto de Lei (PL) 20.884/2014 que reorganiza a estrutura da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), cuja votação fora adiada no início do mês, está perto de ser concluído. Segundo o líder do governo na Assembleia Legislativa, Zé Neto (PT), representantes da Casa Legislativa, do governo e da categoria realizam a reunião final na próxima segunda-feira (4) para fechar o texto da Lei de Organização Básica da PM. “Vamos apresentar tudo que foi deliberado e o projeto deve ser votado no máximo até a segunda quinzena de agosto, havendo quorum”, disse o deputado. O encontro será às 16h, na sala da Liderança do Governo na AL-BA. “Nossa estratégia foi abrir para todas as associações apresentarem suas proposições. Todas tiveram espaço e tempo para isso, ouvimos por duas vezes os questionamentos das partes, depois fizemos reuniões separadas com os coronéis, com a SAEB, com a SSP e a Procuradoria [Geral do Estado]”, reforçou o petista. A última reunião foi feita nesta quarta-feira (30), entre o relator do projeto, o deputado Zé Raimundo (PT), e técnicos que analisaram a viabilidade jurídica das propostas e das emendas apresentadas pelos deputados da casa. O parlamentar não quis adiantar quais são as alterações no documento original “para que não haja ruídos ou qualquer divagação”. Também está em análise na Casa o projeto que dispõe sobre a independência dos bombeiros da corporação, que se desvincularão da PM e passarão a integrar o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. A PEC que institui a criação da entidade foi aprovada no dia 30 de junho. Entre as discussões sobre seu funcionamento, informou Zé Neto, está a possibilidade de oferecer ao profissional a opção de migrar para o novo órgão ou permanecer na estrutura antiga. Outra questão que segue em aberto é a delimitação da prerrogativa do secretário de Segurança Pública em poder executar investigações internas no Corpo de Bombeiros e na PM.  "Pelo projeto, PMs e bombeiros, temem invasão de competência por algum excesso que ultrapasse a subordinação operacional do secretário. Nesse contexto, estamos dialogando com muita tranquilidade", explica o líder governista.
Mais informações »

BBB: Viaturas policiais terão câmeras com transmissão em tempo real

Até o momento, 80 viaturas contam com os novos equipamentos
Viaturas da Polícia Militar em Salvador passaram a ser equipadas com duas câmeras de vídeo que transmitem imagens em tempo real das ações dos policiais. Os veículos também recebem monitor, computador de bordo, sistema de localização via satélite (GPS) e rádio de comunicação digital como parte dos novos investimentos em tecnologia.
(Foto: Ibsen Santos/GOVBA)


O sistema permite o monitoramento por vídeo dos veículos a partir do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC), localizado no Parque Tecnológico da Bahia, na Avenida Paralela. As imagens transmitidas para o CICC também poderão ser vistas pelos policiais por meio dos monitores dentro das viaturas.

Até o momento, 80 viaturas contam com os novos equipamentos. Segundo o Governo do Estado, a previsão é que até o final do ano, a previsão é que 200 veículos contem com o kit. "Podemos analisar e avaliar o posicionamento de cada viatura em Salvador”, elogia o coordenador do CICC, coronel Ronaldo Tosta.
(Foto: Ibsen Santos/GOVBA)


Os equipamentos também vão permitir aos policiais consultar através da internet o cadastro de veículos roubados, situação de condutores e mandados de prisão em aberto. “A mobilidade das viaturas com câmeras facilita muito nas operações e o acompanhamento do policiamento no dia a dia", completa Tosta.
Mais informações »

RESPOSTA!! Suspeitos de participação em morte de PM em Paripe morrem em confronto com a polícia

Dois homens suspeitos de participação na morte do soldado da Polícia Militar Washington Luiz Santos Cruz, morreram durante uma troca de tiros com policiais na localidade conhecida como Bate Coração no bairro de Paripe, Subúrbio Ferroviário de Salvador. As identidades não foram divulgadas.

Eles foram socorridos para a emergência do Hospital do Subúrbio, mas não resistiram aos ferimentos. A dupla estava em um local próximo onde foi encontrado o veículo do PM que foi levado durante um assalto. Buscas continuam sendo realizadas em Paripe e bairros vizinhos.

Washington morreu depois de ser baleado três vezes em um assalto na manhã de hoje na Rua Amazonas, em Paripe. De acordo com comunicado oficial do comando da PM, o policial, que estava de folga em companhia da esposa no veículo do casal, foi abordado por dois indivíduos armados que, ao identificarem o militar, deflagraram três disparos atingindo-o na região do tórax e virilha.

Guarnições da 19ª CIPM/Paripe socorreram o PM até o Hospital do Subúrbio, onde foi submetido a uma cirurgia, porém não resistiu. O soldado Washington tinha 40 anos de idade e há nove anos integrava o quadro funcional da Corporação.
Mais informações »

PMs são homenageados e premiados em cerimônia

homenagemNesta terça-feira (29), policiais militares do 15º Batalhão receberam homenagens e prêmios pelos serviços prestados à sociedade. Os prêmios foram entregues aos policiais que demonstraram “excelência operacional”, realizando um bom número de apreensão de armas, drogas, assim como recuperando veículos e realizando prisões neste primeiro semestre de 2014.
Mais informações »

Em nota, Prisco acusa secretário de Segurança Pública de fazer 'perseguição institucionalizada'



O vereador de Salvador e a candidato deputado estadual Marco Prisco (PSDB) enviou nota para responder as declarações dadas pelo secretário de Segurança Pública da Bahia Maurício Barbosa, em entrevista ao Bahia Notícias, publicadas na última terça-feira (29), as quais Prisco avalia como "absurdas", além de acreditar sofrer “perseguição institucionalizada”. Quando perguntado se era a favor da candidatura de membros de organizações militares, Barbosa disse ser contrário. "Se de dois em dois anos nós temos campanha eleitoral e candidatos que venham a pleitear alguma coisa, vamos dizer que é o anticristo e vamos partir para o tudo ou nada. E vamos ver no que vai dar. E a Justiça também tem que ter a responsabilidade de levar as pessoas que promovem isso", afirmou Barbosa na sabatina. "Esta fala é um absurdo. Trata-se de perseguição institucionalizada. Nem mesmo as leis de anistias o Governo cumpre. Desrespeita também três decisões judiciais mandando me reintegrar", rebateu Prisco. O político tucano nega que tenha sido responsável por incitar duas greves e considera as afirmações do secretário como irresponsáveis. “Durante a primeira mobilização, que se diga-se de passagem foi votada em assembleia, não tenho poder para decretar ou não greve, o Governo nem ao menos quis conversar com as lideranças de classe. Subestimou e foi o único responsável pelo caos que se tornou a cidade”, lembrou. O vereador ainda comentou que o governo "cozinhou" os policiais em “banho Maria”, o que levou ao cumprimento de menos de 5% das reivindicações dos PMs em 2012. Por conta disso que, segundo o ex-líder da Associação de Policiais e Bombeiros da Bahia (Aspra), o movimento iniciou a segunda greve, votada em abril por assembleia da associação.Em nota, Prisco acusa secretário de Segurança Pública de fazer 'perseguição institucionalizada'


Prisco rebateu declarações dadas por Barbosa (foto) em entrevista ao Bahia Notícias | Foto: Claudia Cardozo | BN
“Ainda assim, a categoria deu um voto de confiança ao Governo e votou pelo fim da paralisação, três dias após o início. A negociação foi tão clara que contou com a intermediação, inclusive, do arcebispo primaz do Brasil, Dom Geraldo Magela, e o prefeito de Salvador, ACM Neto. Durante a negociação o Governo se comprometeu a não prender ninguém, no entanto, mentiu e voltou a antigas práticas de perseguição política”, afirmou o vereador tucano. Um ponto de discordância de Prisco com a fala de Barbosa foi também a afirmação de que os representantes militares "em função de comando" não deveriam poder se candidatar a cargos políticos. "Um governo que se diz ‘democrático’ querendo tirar os direitos políticos dos policiais? Como é isso? Na opinião de um Secretário de Estado, um militar não pode exercer seus direitos políticos como qualquer outro cidadão? Isso é democracia? Não foi o PT que, há alguns anos, quando era oposição, apoiou as mobilizações dos militares?”, questionou. Ele recomenda que o Ministério Público Federal (MPF) investigue os motivos dos altos índices de mortes na gestão petista e afirmou que não há mais possibilidade de paralisação do efetivo."Temos um acordo com a sociedade e vamos cumprir, ao contrário do Governo que até hoje não cumpriu sua parte no acordo com os baianos e com a categoria", disse.
Mais informações »

Mais um colega !!!: Morre PM baleado em assalto no bairro de Paripe

Morreu no  Hospital do Subúrbio o soldado da Polícia Militar Washington Luiz Santos Cruz, de 40 anos, baleado em um assalto na manhã desta quinta-feira (31) durante um assalto no bairro de Paripe, Subúrbio Ferroviário de Salvador. 

De acordo com comunicado oficial do comando da PM, o policial, que estava de folga em companhia da esposa no veículo do casal, foi abordado por dois indivíduos armados que, ao identificarem o militar, deflagraram três disparos atingindo-o na região do tórax e virilha.

Guarnições da 19ª CIPM/Paripe socorreram o PM até o Hospital do Subúrbio, onde foi submetido a uma cirurgia, porém não resistiu. O soldado Washington tinha 40 anos de idade e há nove anos integrava o quadro funcional da Corporação.
Mais informações »

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Policial Militar é assassinado em Ibiquera

tiro
Um Policial Militar foi assassinado dentro do próprio estabelecimento comercial na noite deste domingo (27/07) na cidade de Ibiquera.
Segundo informações, dois elementos chegaram ao local à bordo de uma moto e efetuaram pelo menos quatro disparos contra a vítima, que não resistiu aos ferimentos e morreu.
O policial assassinado foi identificado como sendo Sargento Carvalho e era oficial da reserva. Não há informações sobre os autores dos disparos e as causas do homicídio.
Mais informações »

POLICIA MILITAR RONDESP PRENDE TRAFICANTES E TAXISTA EM LAURO DE FREITAS




No final da tarde deste sábado (26), num belo trabalho da policia militar Rondesp de Lauro de Freitas, foram  presos vários elementos com armas , dinheiro , drogas ,celulares, rádios amadores um deles trocou tiros com a polícia e morreu. 

Na apreensão tinha um taxista envolvido ele fazia a entrega das drogas para os traficantes todos os elementos e o material apreendido foram apresentado na delegacia local.

blogbraga
Mais informações »

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Policial civil Jorge César e PM Fábio Rosas foram vítimas de latrocínio

Dois policiais foram assassinados na noite desta quarta-feira, 24, em Salvador. O Investigador de Polícia, Jorge César de Castro, de 55 anos, lotado na 13a Delegacia Territorial - Cajazeiras, foi surpreendido por três homens quando estava em seu carro na Estrada Velha do Aeroporto por volta de 18h:20. Três homens em um veículo modelo Gol, na cor vermelha, efetuaram vários disparos de arma de fogo e fugiram logo em seguida.
Os bandidos pretendiam roubar o carro dele, mas acabaram matando o policial. Não há informações se ele foi reconhecido pelos assaltantes. De acordo com a Polícia Civil, policiais militares prenderam três homens com a suspeita de que eles teriam envolvimento com o crime. Mas a informação não foi confirmada pelos policiais do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que investiga o homicidio.
Liberdade
O policial militar Fábio Ferreira Rosa, 34 anos, também foi assassinado no bairro da Liberdade. De acordo com a Superintendência de Telecomunicações das Polícias (Stelecom), ele foi atingido por vários disparos de arma de fogo.
O soldado chegou a ser levado para o Hospital Ernesto Simões Filho, mas já chegou sem sinais vitais. A vítima era lotada na 40ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), no Nordeste de Amaralina.
O major Carlos Humberto Moreira, comandante da 37ª CIPM, na Liberdade, informou que o PM também foi vítima de latrocínio. Os criminosos pretendiam roubar o carro dele, quando reconheceram a vítima e mataram o policial.
Após o crime, eles fugiram com o carro do soldado, que foi recuperado depois na avenida Heitor Dias.
Doze bandidos participaram da ação e a maioria já foi reconhecida. Segundo o major, eles fazem parte de um grupo comandado por um homem identificado como "Aranha", que disputa o tráfico de drogas com Thiago Abílio, conhecido como "Coruja".
Aranha é acusado de ter cometido mais de trinta homicídios apenas no ano passado.
Além dele, o major diz que criminosos conhecidos como "Tio Chico", "Troncho", "Drak", "Kinho", "Tricolor", "Bronha", "Black Style" e "Rato" participaram da morte do PM. Eles têm passagem pela polícia por tráfico de drogas e homicídio.
PM divulga imagens de acusados de matar soldado (Foto: Divulgação PM)
Mais informações »

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Viatura da 7CIPM capotou no trevo de Santa Luzia

Viatura da 7CIPM capotou no trevo de Santa Luzia, por volta das 7 da manhã de hoje, a viatura estava indo em direção a Itabuna onde pegaria o SD Biano e o Sd dantas para uma audiência em Eunápolis, o Ten. Assis e o Sd Magno que estavam no interior da viatura nada sofreram graças a Deus.

Mais informações »

Justiça nega pedido e Prisco não pode fazer campanha

Justiça nega pedido e Prisco não pode fazer campanha

O vereador de Salvador Marco Prisco (PSDB) teve negado o pedido judicial de estar à frente da própria campanha a deputado estadual. Nesta terça-feira (22), foi indeferido o pedido de relaxamento de restrições judiciais impostas pela 17ª Vara Federal. Com a decisão, o tucano não poderá estar à frente da própria campanha. “Ainda não posso deixar a capital baiana, apesar de concorrer a cargo que abrange todo território baiano; ainda não posso me reunir com policiais militares, categoria com a qual sempre batalhei por melhorias e por isso mesmo sofro perseguição política; ainda não posso discutir melhorias com as associações e entidades de defesa da categoria”, reclamou Prisco. A advogada do vereador, Marcele Maron, vai recorrer da decisão com base em direitos constitucionais. “Trata-se de perda dos direitos políticos que ocorre de forma velada. O que é inconstitucional já que só é possível a perda nos casos previstos no artigo 15 da Constituição. Ou seja, só podem ocorrer em casos de Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de I- cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado;  II - incapacidade civil absoluta;  III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos;  IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII. Nenhum dos incisos se aplica ao caso de Prisco”, reclamou.
Mais informações »

Homenageado com medalha pela PM, Adelmário Coelho diz que queria ser militar


O cantor de forró Adelmário Coelho foi homenageado com uma medalha na celebração pelo aniversário de 189 anos da Polícia Militar da Bahia, na manhã desta quarta-feira (23), no Centro de Convenções.

O evento, que também teve a presença do governador Jaques Wagner, do secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e do comandante-geral da PM baiana, coronel Alfredo Castro, teve apresentações musicais e narrações de trechos da história do Estado.



Adelmário Coelho recebeu a medalha de amigo da PM e se disse admirador da corporação. "Sou fã. Uma das minhas maiores frustrações foi não seguir carreira militar. Cheguei a ser cabo do exército, saí do interior para servir ao exército. Mas, eu vim com poucas informações do interior e não deu para seguir para os Agulhas Negras. Agora sou operário da música, mas continuo tendo um carinho grande pelos militares", revela o cantor.
Mais informações »

Cônsul da Holanda parabeniza PM baiana

Autoridades e policiais de diversas patentes estiveram no Centro de Convenções na manhã desta quarta-feira (23), em evento de celebração pelos 189 anos da Polícia Militar da Bahia.


O cônsul da Holanda em Salvador, Egbert Bloemsma, parabenizou a corporação e se diz satisfeito com o trabalho. "Para mim, a atuação da Polícia Militar da Bahia só merece elogios. Eficiência, colaboração. A colaboração com a equipe de polícia da Holanda durante a Copa foi muito boa e o coronel Alfredo Castro recebeu pessoalmente a equipe", conta.
Mais informações »

terça-feira, 22 de julho de 2014

"Vingança"!! Capitão Tadeu perde mandato, e quem assume é petista.

O mandato de deputado estadual do Capitão Tadeu (PSB) foi extinto em decisão tomada pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e publicada nesta sexta-feira (18) no Diário Oficial do Estado. Os votos aproveitados pelo parlamentar, mas que foram obtidos por Wank Medrado (PSL) originalmente, foram invalidados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O deputado diz que esperava julgamento do caso pela Mesa Diretora, após o recesso. O presidente da Casa, Marcelo Nilo, informou ao G1, no início desta semana, que a situação seria avaliada no dia 5 de agosto.
A Assembleia explica, no entanto, que o deputado Yulo Oiticica (PT), relator do processo e 1° vice-presidente, referendou parecer da Procuradoria Jurídica, que considerou, na quinta-feira (17), que o mandato dele teria que ser extinto e não cassado, e que, por isso, não precisaria passar pela Mesa Diretora. De acordo com a assessoria da Alba, se o coeficiente de votos foi considerado inválido, não existe mandato. O deputado Joacy Dourado (PT), agora, assume o cargo.
O Capitão Tadeu, que foi um dos apoiadores das greves dos policiais militares, afirmou que foi surpreendido porque sabia da data de 5 de agosto para apresentar defesa. Ele alega que a Constituição baiana fala em "perda" e não extinção ou cassação de mandato.
"O presidente tem que convocar a Mesa Diretora em qualquer decisão da Justiça Eleitoral sobre recontagem de votos. Isso é armação", acusa. O deputado afirma que vai entrar com mandato de segurança no Tribunal de Justiça da Bahia pedindo que a decisão seja tomada via Mesa Diretora.
Capitão Tadeu emitiu uma nota de repúdio contra a decisão, acusando o deputado estadual Marcelo Nilo de "vingança" porque teria denunciado "atos ilegais" na presidência da Alba ao Ministério Público da Bahia (MP-BA). 
Em contato na segunda-feira (14), o deputado considerou que a decisão de invaliar os votos"imoralidade". Segundo ele, uma procuração falsa foi usada pelo advogado de Wank durante o processo, o que teria sido constatado em 2011 pela Polícia Federal, conforme conta, e anularia a ação iniciada pelo político do PSL e beneficiaria ele. "O inquérito foi enviado ao TSE. Mas a ministra ignorou esse inquérito que considerou a falsidade do documento e considerou válido, dando seguimento à ação. Ela toma a decisão isoladamente. Não levou ao plenário e já envia o processo para o TRE cumprir a decisão. Mas a Constituição diz que tem que passar pela Mesa Diretora [da Alba]. Estamos de recesso e só vamos voltar em agosto", relatou.
Entenda o caso
Na época da eleição, o TRE já havia invalidado os votos do candidato do PSL que colaboraram para a eleição do Capitão Tadeu. O motivo foi a ausência de quitação eleitoral de Wank Medrado, devido a desaprovação das contas da campanha dele do pleito de 2008.
Ainda em 2010, Capitão Tadeu e a Coligação Frente 2 de Julho entraram com pedido de medida liminar contra o ato do TRE e, após julgamento do TSE, ficou decidido que os votos de Wank seriam contabilizados temporariamente ao Capitão Tadeu,  mantendo o deputado no cargo durante os quatro anos.
Esse acórdão foi impugnado com a interposição de recurso especial do TSE, divulgado no Diário Oficial da União do dia 25 de junho, que determina que os votos de Wank não serão válidos e que Tadeu deve entregar o cargo.
Fonte:G1

Com isso a PMs ficam sem um representante legitimo na Alba
Mais informações »

Estado implanta mais uma Base Comunitária em Salvador

Estado implanta mais uma Base Comunitária em Salvador
Foto: Divulgação
Com investimento de R$ 500 mil o governo do Estado instala nesta quarta-feira (23) mais uma Base Comunitária de Segurança em Salvador, desta vez no bairro Uruguai, na Cidade Baixa. A nova unidade integra a estratégia de segurança pública implementada em todo o Estado por meio do programa Pacto pela Vida. No programa de rádio semanal "Conversa com o Governador" Jaques Wagner fala sobre o assunto e comenta, também, as ações do programa de prevenção ao câncer de mama e a entrega de rodovias no interior do estado. Wagner explica que a instalação da unidade é mais um investimento para a melhoria da segurança pública e o enfrentamento à criminalidade: “Essa estratégia da Base Comunitária tem dado resultados extremamente positivos na capital e também no interior. Agora, estamos inaugurando a do bairro Uruguai, com investimento de aproximadamente R$ 500 mil. Não tenho dúvida que a repercussão no bairro e nas redondezas será a mesma que tem acontecido em cada local que a gente coloca uma Base Comunitária de Segurança", afirmou. O governador explica que acompanha pessoalmente a implementação das ações do programa Pacto pela Vida. “Eu dedico uma manhã por mês para exatamente me reunir com toda a cúpula da Segurança Pública, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, da Assembleia Legislativa, a Defensoria, exatamente analisando o mês anterior, e corrigindo eventuais falhas para que a gente possa continuar como conseguimos, em 2013, reduzir em aproximadamente 8% o número de homicídios", avaliou. 
Mais informações »

Traficante é preso com R$19 mil em notas falsas na BR-116

Fonte: Delegacia PRF Vitória da Conquista/BA
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na noite desta segunda-feira (21) um traficante de 24 anos que transportava R$19 mil em cédulas falsas pela BR-116 em ônibus. Segundo a PRF, o rapaz já tem um mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas e entorpecentes.

A prisão foi feita durante uma revista por volta das 21h, no km 909, em Encruzilhada. Além do dinheiro, o rapaz levava na mala 3,5Kg de maconha, 1Kg de crack e 3Kg de cocaína. Segundo a polícia, o ônibus havia saído de Santos, em São Paulo, com destino a Aracaju, em Sergipe. 

O rapaz, que não teve o nome divulgado, é natural de Tobias Barreto (SE). Após o flagrante, ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária de Cândido Sales. 
Mais informações »

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Polícia Militar da Bahia forma nova turma de cabos

Feira de Santana


A Polícia Militar da Bahia realizou na última sexta-feira (18), a partir de 10h, solenidades Cívico Militares para a formatura de 367 novos Cabos da Corporação, em todo o Estado.

Em Simões Filho, a cerimônia contou com 164 formandos e aconteceu no 10ºGBM/Simões Filho, na Rodovia BR 324, Km 20, CIA – Simões Filho, com a presença do comandante geral da PMBA, coronel Alfredo Castro.

Em Feira de Santana, no mesmo dia e horário, 68 novos cabos foram formados em solenidade no 1º BPM, em Ilhéus 69, no 2º BPM, em Barreiras foram 66, no 10º BPM.

Nova turma de cabos, formados em Feira de Santana


A cerimônia de conclusão do curso de Formação de Cabos foi acompanhada também pelos familiares dos novos graduados, e os que obtiveram as melhores médias curriculares durante o curso foram homenageados pelo Comando da PMBA.

O curso contou com as disciplinas: Técnicas Policiais, Socorros de Urgência, Tiro Policial, Policiamento Comunitário, Policiamento em Eventos Especiais, entre outros.
Mais informações »

Barra da Estiva: 'Cézão' é preso em flagrante em ação conjunta da Polícia


 
O acusado foi autuado em flagrante e deverá responder pelo crime de tráfico de drogas (Foto: PC)
 
O tráfico de drogas vem crescendo de forma muito substancial em toda a região sudoeste, o que vem provocando várias operações especiais da Polícia, que vem reforçando as suas investigações para tirar de circulação os traficantes. Na madrugada deste sábado, numa ação conjunta entra a Polícia Civil e a Militar foi preso com a “boca na botija” o acusado de tráfico, César Braga da Silva, conhecido como “Cezão”, que estava vendendo maconha para usuários. Após o flagrante as guarnições se dirigiram à casa do acusado que fica no centro da cidade, onde encontraram quantidades de haxixe, maconha e cocaína, além de várias sementes especiais que deveriam ser encaminhadas para a plantação da erva. “Cézão” foi conduzido em flagrante a Depol e responderá pelo crime de tráfico de drogas. Ele já vinha sendo investigado pela Polícia, que tira de circulação mais um criminoso que vinha atuando em Barra da Estiva e região. 
 
As drogas foram encontradas pela Polícia na casa de Cézão, bem no centro da cidade (Foto: PC)
Mais informações »

Soldado é expulso por ter feito comentários no Facebook que não agradou o Comando da Corporação!


Esta informação é uma das que tenho vergonha em vincular em nosso site. Dizem por aí que militares são cidadãos de segunda categoria, alijados de todos os direitos de um cidadão comum. Será verdade?

O Soldado Mol do Corpo de Bombeiros do Estado do Espírito Santo foi expulso da corporação por ter expressado sua opinião no Facebook. Um punição pesada demais pra quem disse apenas a verdade.

Vejam abaixo a publicação:





Publicação da expulsão do militar:


Como uma corporação trata o profissional que tanto ama sua profissão, dedicado com o serviço, com ficha exemplar, que o seu único "erro" foi lutar por melhores condições de trabalho, por melhores salários, por dignidade?

Onde estão os sites e blogs especialistas em Segurança Pública que não fizeram nenhuma menção ao caso? Onde está a imprensa nessas horas? Onde estão os chamados representantes de classe e associações? Onde está a justiça?


Abaixo, a emocionante carta escrita pelo Soldado Mol após ser expulso da corporação:

Caros amigos, 
Venho agradecer ao intenso e caloroso apoio dado por vocês nessa batalha que se perdura a longos e pesados 9 meses de Processo Administrativo e Inquérito Policial Militar que estou respondendo por ter desabafado no calor do momento, nessa mesma Rede Social, alguns fatos ou visões referente a rotina de serviço no âmbito do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo. 
Com o estresse de uma cirurgia sofrida e no momento em que vivíamos (referente às manifestações em todo o país em que almejávamos mudanças em nosso cenário político, social e econômico) fui movido pela emoção e acabei por fazer uma publicação cujas palavras foram um tanto quanto exageradas, mas com toda certeza do mundo, não era para chegar na atual situação em que se encontra, aliás, eu nem imaginaria que estava sujeito a tais sansões, já que houveram fatos mais graves e os mesmos não tiveram tal desproporcionalidade de tratamento. Saliento que na mesma época da publicação, estávamos nós militares à espera do tão sonhado e almejado aumento/realinhamento salarial prometido a tempos, bem como a espera da abertura do quadro organizacional que levaria a inúmeras promoções, o que de fato ocorreu. Porém de uma forma que deixou a todos nós praças descontentes com a diferenciação de aumento/correção/realinhamento dos ganhos. Durante essa longa espera, não foi nos dado nenhuma posição que zelasse por nossa tranquilidade (como dito no RDME como obrigação) e diante disso o nervosismo na caserna só aumentava com a protelação de datas para que se fosse resolvido nosso destino (como alguns disseram, por serem os senhores de nossas vidas e destinos) o que eu culminou em algumas punições por termos feitos publicações no Facebook.
Hoje me encontro excluído da Corporação na qual entrei para conseguir ajudar a minha família, mais diretamente ao meu pai e que a dois meses da minha formação sofreu um grave acidente de moto e veio a falecer. Sou apaixonado por essa profissão que aprendi a executar e me dedico, fazendo o bem e a trabalhando sem medo, prestando o melhor serviço que me cabe à sociedade. 
Então me propus a modificar esse cenário de injustiça que os meus colegas que tanto amam a farda são submetidos. Creio que para se gerir uma organização qualquer não se precisa agir pela força nem pela sua posição diante dos subordinados. Trate-os com respeito e humanidade e todos serão recíprocos. 
Estou totalmente triste, arrasado, por ter perdido a farda na qual lutei para conseguir, mas Deus sabe o que faz e me vejo numa posição que talvez me abra novos caminhos e que me faça lutar para mudar o cenário injusto que vejo em vários lugares na sociedade. Porque apesar dos pesares e sabendo o que é errado e às vezes fazendo o errado, fui ensinado por pai e mãe que devemos prezar pelo correto, ser homem, honesto e justo e é por isso que prezo e vou lutar. 
E tenham certeza que continuarei BOMBEIRO independente do uso da farda, porque o coração já foi forjado a ajudar a quem precisa, não em 9 meses de curso de formação de soldados, mas sim em 28 anos de vida junto aos princípios de minha família. 
Obrigado a todos. 
Deus no Controle
Mais informações »

sábado, 19 de julho de 2014

Quatro assaltantes morrem em troca de tiros com a PM

Policiais Militares da Rondesp Atlântico e da 50ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), foram recebidos a tiros na manhã deste sábado (19), no bairro de Jardim Nova Esperança, localidade Vila Verde, por quatro homens que estavam em um veículo Pálio, placa OKJ 0525, com restrição de roubo, acusados de vários assaltos em Salvador.

De acordo com informações da polícia, eles roubaram neste sábado uma Loteria no bairro de Itapuã, além de assaltarem estabelecimentos comerciais nos bairros de Sete de Abril e Mussurunga.
 
Segundo informações, os bandidos foram surpreendidos pelas guarnições e atiraram nos policiais. Após uma intensa troca de tiros, eles foram baleados e socorridos para o posto de saúde em São Marcos, onde foram confirmados os óbitos. 
 
Os policiais encontraram quatro armas de fogo, munições deflagradas, produtos de roubo, uma certa quantia em dinheiro roubada da Loteria, além de celulares e outros objetos.
 
Ainda segundo a PM, eles já estavam sendo investigados pela prática de roubo em vários bairros de Salvador. 
Mais informações »

Quatro homens suspeitos de assalto à lotérica em Itapuã morrem em confronto com a polícia

Quatro homens morreram em uma troca de tiros com a a Polícia Militar no bairro de Sete de Abril, em Salvador. Eles são suspeitos de terem participado de um assalto a uma lotérica no bairro de Itapuã, na manhã do sábado (19). De acordo com a Central de Polícia, durante uma ronda da 50ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Sete de Abril) em busca dos integrantes do grupo que participaram do roubo, eles encontraram os quatro homens em um Fiat Palio branco - a mesma cor e modelo do veículo utilizado durante a ação criminosa.
foto:ilustrativa
Ao perceberem a presença da guarnição da 50ª CIPM, os quatro homens atiraram contra a viatura onde os policiais estavam e fugiram. No entanto, eles foram encontrados logo depois por uma guarnição da Polícia de Rondas Especiais (Rondesp/Atlântico), que tinha sido avisada da fuga. O grupo entrou em confronto com os PMs e foi baleado durante a troca de tiros em uma região conhecida como quilômetro 13, na rua A do conjunto habitacional Vila Verde.
Eles foram socorridos para o posto médico de São Marcos, mas morreram após dar entrada na unidade médica, por volta das 10h. As vítimas ainda não foram identificadas pela polícia. Os corpos deles foram encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde devem passar por perícia enquanto aguardam identificação.
Relembre o caso
O assalto aconteceu na avenida Dorival Caymmi, no bairro de Itapuã. Segundo a Central de Polícia, os clientes e funcionários que estavam na 'Loteria Itapuã' foram feitos reféns enquanto quatro homens armados retiravam o dinheiro do caixa.
Segundo informações da 15º Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), os quatro fugiram em um carro do modelo Palio, de cor branca. A quantia roubada durante o assalto não foi divulgada pela polícia.  
Outros crimesUm homem de 35 anos morreu após ser baleado no bairro de Massaranduba, em Salvador, na tarde deste sábado (19). De acordo com informações da Central de Polícia, a vítima, Edson Carlos Costa Fernandes foi atingido por disparos de arma de fogo na cabeça. O clima aconteceu em via pública, na rua Novo Mundo. Ele morreu no local.
O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o crime, que tem características de uma execução. O autor dos disparos, assim como a motivação do crime, ainda não foi identificado pela polícia.  
Mais informações »

domingo, 13 de julho de 2014

Policial militar é baleado durante troca de tiros em Valéria

Um policial militar da Rondesp foi baleado durante uma troca de tiros na noite deste sábado (12), por volta das 21h, em uma localidade conhecida como  Bolachinha, no bairro de Valéria, em Salvador. De acordo com a Central de Polícia, a vítima, identificada como sargento Fábio, foi atingida na perna esquerda.
Foto: ilustrativa
Segundo a polícia, o sargento estava com mais nove PMs fazendo ronda no local quando  foram recebidos a tiros por mais de 10 homens armados. Os policiais reagiram e, durante o confronto,  o PM foi baleado. Ele foi socorrido para o Hospital do Subúrbio.
Em nota, a assessoria da Polícia Militar informou que o policial passou por uma cirurgia e que tem estado de saúde  estável.  Ninguém foi preso.

Confira a nota na íntegra
"É estável o estado de saúde do sargento da Rondesp BTS atingido por disparo de arma de fogo na perna esquerda neste sábado (12), por volta das 21h00 em uma localidade conhecida como Bolachinha, no bairro de Valéria, em Salvador. O sargento, acompanhado de outros policiais militares realizava, rondas no local quando foram recebidos a tiros por pelo menos 10 criminosos armados. Durante a ação o policial militar foi atingido na perna esquerda, sendo socorrido para o Hospital do Subúrbio, onde foi realizada a cirurgia, e seu estado de saúde é estável, mas ainda continua hospitalizado"
Mais informações »

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Governo da Bahia publica edital de convocação para provas do concurso de perito civil

O Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (10) publica o edital de convocação para as provas objetivas e discursiva referentes ao concurso de perito da Polícia Civil. Realizado pelas secretarias da Administração e de Segurança Pública, o certame oferece 130 vagas distribuídas para os cargos de perito criminalístico (40), perito médico-legal (60), perito odonto-legal (10) e perito técnico (20), sendo 5% reservadas a pessoas com deficiência.
O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas.
As vagas serão distribuídas entre seis regiões – Grande Regional Recôncavo (21), Grande Regional Chapada (20), Grande Regional Mata Sul (26), Grande Regional Nordeste (23), Grande Regional Oeste (20) e Grande Regional Planalto (20).
pcA remuneração para os cargos de perito criminalístico, médico-legal e odonto-legal em início de carreira pode chegar a R$ 9.173,31, incluindo vencimento básico, Gratificação de Atividade de Polícia Jurídica (GAPJ I) e vantagens relativas à jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Para o cargo de perito técnico, a remuneração inicial, formada por vencimento, Gratificação de Atividade de Polícia Judiciária (GAPJ I) e vantagens para 40 horas, chega a R$ 3.047,14.
A jornada mínima para as carreiras é de 30 horas semanais.
Fonte:Chico sabe tudo
Mais informações »

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Projetos da PM e dos Bombeiros ficam para depois do recesso parlamentar

Nesta segunda (7), representantes da Polícia Militar, dos Bombeiros e associações se reuniram para discutir as propostas de modificações das Emendas do Projeto de Lei, solicitadas pelos deputados Capitão Tadeu Fernandes e Deputado Sargento Pastor Isidório, que estavam presentes na reunião.
O encontro ocorreu na sala de reuniões da Liderança, na Assembleia Legislativa, e contou com a presença das associações 2 de Julho, dos Oficiais da PMBA, de Praças da polícia Militar, e a Beneficente de Sargentos , Subtenentes e Oficiais. A reunião que começou às 09h da manhã prosseguiu durante a tarde, na tentativa de chegar a um acordo. Durante o encontro, foram apresentadas tadeuemendas supressivas, aditivas e modificativas, para análise. A LOB – Lei de Organização Básica, dos Bombeiros e da Polícia Militar.
Após um intenso debate, ficou acordado que a votação da LOB dos Bombeiros (PL 20890/14), e a LOB da Polícia Militar (PL 20884/14) serão votadas na segunda semana do mês de agosto.
O adiamento da votação pode causar frustração em alguns PMs e BMs, porém segundo o Cap. Tadeu Fernandes se a atual proposta fosse aprovada ontem (7), policiais e bombeiros sofreriam com os seguintes problemas:
  1.  Nenhum soldado seria promovido a cabo imediatamente. Pois teriam que esperar cerca de 8 mil vagas nos centenas de cursos que o comandante teria que fazer. Isso levaria muitos anos para abrir mais de 200 turmas de Cabo PM.
  2. Dezenas de praças que respondem pela greve de 2012 seriam demitidos imediatamente.
  3. PMs que estão no Corpo de Bombeiros ficariam prejudicados sem opção de escolha.
  4. BMs ficariam prejudicados sem opções de escolha.
  5. Quem fosse promovido seria por critérios ruins. Prejudicando muitos outros.
  6. Com a extinção do QOA muitos que pretenderiam ser oficial nos próximos anos ficariam prejudicados.
Mais informações »

Filho de PM é baleado por sargento após briga em bar no bairro de Cajazeiras


Danilo de Oliveira Ferreira estava no bar quando se desentendeu com o sargento da reserva José Milton Ferreira de Almeida

O filho de um policial militar foi baleado por um sargento na noite desta terça-feira (8) no bairro de Fazenda Grande II, em Salvador. Segundo informações da 3ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Cajzeiras), o crime aconteceu por volta das 22h, depois de uma briga de bar.

Segundo a PM, Danilo de Oliveira Ferreira, 31 anos, estava no bar quando se desentendeu com o sargento da reserva remunerada José Milton Ferreira de Almeida. Na briga, o sargento disparou um tiro de sua pistola .380 e atingiu o rapaz na região do abdômen. Danilo foi socorrido para o Hospital Jaar Andrade, para retirar a bala e segue internado na Unidade de Tratamento Intensivo.

Já o sargento, foi preso em flagrante no estacionamento do hospital no bairro de Cajazeiras VIII por uma equipe da 3ª CIPM e encaminhado para a 13ª Delegacia, onde foi autuado em flagrantepor tentativa de homicídio. Segundo a central de polícia, o PM foi visto passando duas vezes em frente a unidade médica antes de ter sido preso. Em seguida, José Milton prestou depoimento na Corregedoria Geral da PM e, logo após, conduzido à Coordenadoria de Custódia Provisória (CCP). 

Morte em Cajazeiras 8
Na madrugada, por volta das 3h30, desta quarta-feira (9) outra equipe da 3ª CIPM fazia ronda em Cajazeiras 8 quando avistou dois homens baleados. Um dos rapazes estava morto no meio da rua. O outro foi encontrando dentro de um veículo tentando seguir para um hospital. A PM auxiliou no socorro e encaminhou a vítima para o Hospital Eládio Lassèrre.
Mais informações »

Receba nossas notícias:

Traduzido Por: Grupo Bizulhudo - 2014