Ultimas Postagens

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Tenente PM é Baleado

Hoje (19), por volta das 10h30 ao conduzir um doente mental para o hospital Mário Leal, o Ten João foi fazer os procedimentos legais quando um outro doente conseguiu por traz, sacar sua arma e efetuou dois disparos contra o Oficial. Um pegou de raspão na perna e o outro entre o colete e o corpo vindo o feri-lo ao ser desviado pelo aparelho celular. O Ten foi conduzido para o Ernesto Simões onde foi atendido, medicado e liberado. O Ten João encontra-se de repouso na sua residência.

Mais informações »

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Bombeiro é morto aos chutes em SP por não emprestar isqueiro

Um bombeiro foi morto a chutes por um homem, após se negar a emprestar um isqueiro na Rua Espírita, na região do Cambuci, no centro da capital paulista. O crime aconteceu por volta do meio-dia do sábado, 11. A vítima, Walter Shigueru Imamura, de 50 anos, chegou a ser levada para o pronto-socorro do Hospital Vergueiro, mas não resistiu.
Preso em flagrante, o agressor confessou o crime. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), quando policiais militares chegaram ao local para atender a ocorrência, encontraram a vítima caída no chão, com a cabeça ensanguentada.
O Corpo de Bombeiros, então, teria prestado os primeiros socorros e Imamura, levado ao hospital. Testemunhas da agressão teriam informado à Polícia Militar as características do suspeito. Durante buscas na região, os policiais encontraram o ajudante-geral Leonardo Varela da Silva, de 28 anos, na Rua Muniz de Sousa, na Liberdade, também no centro, próximo ao local do crime.
ILUSTRATIVA
Segundo os policiais, o agressor tentou fugir assim que viu a viatura. Ele teria corrido para os fundos de uma pensão, subido em um telhado e, depois, pulado para casas vizinhas, de muro em muro. Durante a fuga, ele teria derrubado uma cerca de arame farpado nos fundos de um dos terrenos invadidos.
Por fim, Silva ainda tentou se esconder atrás de algumas árvores, mas foi preso pelos policiais. À Polícia Civil, o criminoso contou que passava pela Rua Espírita, onde pediu um isqueiro emprestado ao bombeiro. O homem teria negado o pedido.
Logo depois, Silva teria dado um chute nas costas da vítima que, caída, ainda recebeu outros dois golpes na cabeça. Com Silva, os policiais também apreenderam 27,4 gramas de cocaína. O caso foi registrado como homicídio qualificado e apreensão de drogas sem autorização no 8º Distrito Policial (Brás/Belém).
Mais informações »

PMs acusados de participação em desaparecimento de Geovane são soltos

Os três policiais militares acusados de matar e torturar Geovane Mascarenhas foram soltos. Advogado diz acreditar em inocência
Geovane desapareceu após abordagem da PM
Os três policiais militares acusados de participarem do desaparecimento de Geovane Mascarenhas de Santana, 22 anos, foram soltos na madrugada do domingo (12).
O subtenente Cláudio Bonfim Borges e os soldados Jailson Gomes de Oliveira e Jesimiel da Silva Resende - todos lotados na Companhia de Rondas Especiais (Rondesp) - estavam presos desde o dia 15 de agosto, no Batalhão de Choque, em Lauro de Freitas

O trio responde a um Inquérito Policial Militar (IPM) instaurado na Corregedoria da Polícia Militar - que investiga a conduta dos policiais e pode culminar até com a expulsão da corporação - e também ao inquérito aberto pela Polícia Civil, que apura o homicídio de Geovane.
Geovane foi visto pela última vez com vida no dia 2 agosto, durante uma abordagem no bairro da Calçada. 

A prisão dos policiais aconteceu dois dias depois de o CORREIO publicar uma reportagem mostrando o vídeo em que Geovane é colocado no porta-malas de uma viatura da Rondesp.
As imagens foram conseguidas pelo pai de Geovane, Jurandy Silva Santana, que investigou por conta própria o desaparecimento do filho. O corpo do jovem foi encontrado carbonizado e degolado no Parque São Bartolomeu. A cabeça e as mãos foram encontradas em Campinas de Pirajá.

Geovane foi morto por decapitação, revelou um laudo do Instituto Médico-Legal Nina Rodrigues (IMLNR). Depois da decapitação, o corpo foi carbonizado, além de sofrer mutilações. A ação é classificada no exame como “dantesca”. 

Ele foi “vítima de decapitação seguida de carbonização, ações de extrema violência, associadas a requisitos de característica dantesca com a mutilação e retirada das mãos, dos testículos e do pênis e das tatuagens”, diz o laudo.  O exame mostrou que não havia fuligem nas vias aéreas do corpo, o que “demonstra que não houve aspiração pela vítima de fumaça enquanto vivo”. 

Ainda de acordo com o documento, o corpo foi envolto em um plástico antes de ser queimado. Outra constatação é de que não houve fraturas no rosto ou na cabeça, nem lesões em órgãos e ossos, nem hemorragias. De acordo com o laudo, a arma utilizada no crime foi “objeto cortante ou penetrante”.
A Polícia Civil já havia revelado que a arma usada para matar a vítima foi uma faca. O corpo de Geovane foi encontrado carbonizado e degolado no Parque São Bartolomeu, no dia 3 de agosto. Já a cabeça e as mãos foram encontradas em Campinas de Pirajá, no dia 4. No  dia 12, a Justiça decidiu prorrogar por mais 30 dias a prisão dos três policiais militares envolvidos no desaparecimento de Geovane. 

A arma do crime ainda não foi encontrada. Segundo o delegado Jorge Figueiredo, diretor do DHPP, a prorrogação foi necessária diante da complexidade da investigação e  pela coleta de provas.  O delegado preferiu não dar detalhes da apuração. Em razão disso, a conclusão do inquérito também foi prorrogada por mais 30 dias.
Mais informações »

Deputados da Alba continuam em clima de campanha e adiam votações

Em meio às contas de quem sai e quem permanece na legislatura 2015/2018, diante da proclamação provisória dos resultados, os parlamentares eleitos adiaram o retorno das atividades, principalmente, a perspectiva de realizarem votações na Assembleia Legislativa. O segundo turno presidencial que leva para o embate a presidente Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) é uma das motivações. Pelo menos no PT e na bancada da oposição, o clima de campanha prossegue pelos próximos 15 dias. Estão na pauta projetos que geraram discussões, durante todo o ano, a exemplo das Leis de Organização Básica da Polícia Militar e dos Bombeiros.
 
Está para ser apreciado o projeto que disciplina a atividade de despachante documentalista, as chamadas emplacadoras, da Bahia junto ao Detran; o projeto que cria a entrância especial do Judiciário para as cidades de Alagoinhas, Paulo Afonso e Porto Seguro; os projetos de estruturação do TCE e do TCM e a proposta que pede autorização do empréstimo de R$ 800 milhões do PAC mobilidade para a aplicação na construção da Linha 1 - Tramo 3 do metrô, que ligará Cajazeiras, Águas Claras e Pirajá.
 
Uma das cobranças também é o Plano Estadual de Cultura. Enquanto as votações não acontecem a lista vai crescendo. Chegou ao Parlamento o projeto que regulamenta o loteamento Vila do Imbassaí, situado em Dias D’Ávila. A finalidade é conceder a regularização fundiária do território, que já se constitui num bairro consolidado. Informações da Tribuna da Bahia
Mais informações »

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Bandidos assaltam policial e roubam viatura no IAPI

O investigador estava a caminho do trabalho no momento do assalto
Uma viatura descaracterizada da Polícia Civil foi roubada na manhã desta quarta-feira (24) no bairro do IAPI, em Salvador. Segundo a polícia, o investigador da 10ª Delegacia Territorial (DT/ Pau da Lima) entrava na viatura quando foi abordado por dois homens armados.

Além da viatura, um Voyage Branco, o investigador teve a mochila com pertences pessoais e a pistola levada pelos bandidos. Ainda de acordo com a Polícia Civil, o investigador estava a caminho do trabalho no momento do assalto.
A ocorrência do roubo foi registrada pelo policial na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV). Equipes do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) estão fazendo buscas para identificar e localizar a viatura roubada.
Mais informações »

Policial militar morto em tentativa de assalto no Saboeiro é sepultado

A cerimônia em homenagem a Apolinário Manoel Bonfim Neto aconteceu por volta de 16h no cemitério Campo Santo

O corpo do policial militar morto durante uma tentativa de assalto no bairro do Saboeiro foi sepultado na tarde desta quarta-feira (24). A cerimônia em homenagem a Apolinário Manoel Bonfim Neto aconteceu por volta de 16h no cemitério Campo Santo.

O enterro mobilizou um grande número de policiais militares. O grande número de amigos, familiares e viaturas da PM que se deslocaram ao local da cerimônia provocou congestionamento no entorno do cemitério. O trânsito está lento desde as ruas mais próximas até o bairro do Campo Grande.

A tentativa de homicídio contra o PM aconteceu na tarde desta terça-feira (23) a loja de som Flash Som, no Saboeiro. Quatro assaltantes chegaram até a loja de som em um Gol Preto e anunciaram o assalto. Um dos criminosos reconheceu o policial, que estava em seu dia de folga, e efetuou o disparo contra ele.

O policial, que era lotado na Corregedoria da PM, foi baleado no tórax. Ele chegou a ser levado para o Hospital Roberto Santos, mas não resistiu aos ferimentos.
Mais informações »

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Homens armados tentam invadir presídio e polícia abre fogo

Policiais militares interceptaram na noite desta segunda-feira (15), por volta das 21h20, uma tentativa de invasão ao complexo penitenciário da Mata Escura.

De acordo com as primeiras informações, cerca de dezoito homens armados com fuzil, que pretendiam libertar prisioneiros, foram surpreendidos por uma equipe de militares que atuam na unidade.

 
Após uma intensa troca de tiros, os criminosos fugiram. A segurança no local ganhou reforço das guarnições Apolo, Rondesp Central e Gêmeos.  
Mais informações »

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Dono de borracharia é suspeito de ter imprensado PM na BA-052

A polícia identificou o suspeito de ter atropelado e imprensado uma policial militar na BA-052. Cândido José Faustino da Silva é dono de uma borracharia em Piritiba, localizado a 321 km de Salvador. O suspeito ainda não se apresentou na unidade policial.   
 
De acordo com informações de Jamerson, escrivão da delegacia de Piritiba, Silva mora no bairro Porto Feliz. O caso ocorreu no domingo (7).
 
A policial Geise Lima Santana morreu após ser atingida pelo veículo. O acidente ocorreu quando a PM fazia uma abordagem rotineira a um condutor e foi surpreendida por um veículo que perdeu o controle, saiu da pista e a atingiu.  
 
O parceiro de trabalho, e também noivo da vítima, estava um pouco mais a frente de onde ocorreu o acidente, junto com o motorista abordado. Ele não sofreu nenhum ferimento, mas ficou em estado de choque aopresenciar a morte da jovem com quem iria se casa na sexta-feira.
 
Geise foi socorrida para um hospital no município de Piritiba, mas não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo. A PM foi enterrada com o vestido de noiva e a aliança de casamento. Fonte: R7 Bahia
Mais informações »

Moto Passeio da PM BA será no dia 14 de setembro


Entre os dias 3 e 12 de setembro o Esquadrão Águia da Polícia Militar inscreve motociclistas que queiram participar do 4º Moto Passeio da PM Bahia em Salvador. As inscrições podem ser feitas na Rua do Corte Grande, Alto de Ondina. Para participar os interessados devem trocar as camisas por duas latas de leite que serão doadas para instituições de caridade. O Moto Passeio será no dia 14 de setembro
Mais informações »

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Chacina: homens vestidos com farda das Forças Armadas invadem festa e matam seis em Porto Seguro

Uma chacina deixou seis pessoas mortas na madrugada deste domingo (7), na cidade de Porto Seguro, no sul da Bahia. De acordo com informações da Central de Polícia, cinco homens vestidos com roupas das Forças Armadas chegaram na Rua da Pista em um veículo de modelo Chevrolet S10 de cor branca, invadiram um bar conhecido como "Bar da Shirley" onde estava sendo realizada uma festa e ordenou que quatro pessoas deitassem no chão. 
Foto: Voz da Bahia
Ainda segundo a polícia, os homens estavam munidos de arma de alto poder lesivo, como metralhadoras. Após ordenar que todos se abaixassem, os cinco criminosos atiraram e deixaram quatro mortos - Adenilton dos Anjos Carlos, Alex Sandro Cerqueira da Silva, Josimar Santos da Silva e um quarto homem, que não foi identificado.
Além deles, duas mulheres também foram atingidas e ficaram feridas. As duas foram socorridas por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e levadas para o Hospital Eunápolis, onde permanecem internadas. O estado de saúde das vítimas não foi divulgado pela unidade de saúde.
Em seguida, uma vítima identificada como Dionei Serafim dos Santos, conseguiu fugir e foi perseguida pelos homens armados. Para se esconder, ele invadiu a casa de Cleubes da Silva Pereira, de 25 anos, na estrada da Estrada Vermelha. O dono da residência morreu no local e Dionei chegou a ser socorrido, mas morreu pouco após dar entrada em um hospital da cidade. 
O caso segue sob investigação e a autoria e motivação do crime ainda não foram identificados.
Mais informações »

Policial morre imprensada quando fazia abordagem na BA-052

No domingo, por volta das 19h30, uma policial militar morreu após ser atingida por um carro durante uma abordagem na BA-052, na região entre os municípios de Tapiramutá e Morro do Chapéu. Em nota publicada no G1 Bahia, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) informou que Geise Lima Santana estava ao lado da viatura quando foi imprensada por um outro veículo, que saiu da pista e a atingiu.


A polícia afirmou ainda que Geise fazia com um colega uma abordagem rotineira a um motorista na rodovia quando foi atingida por um outro carro. O parceiro da policial, que também é noivo dela, estava mais à frente conversando com condutor e não ficou ferido. Ele socorreu Geise Lima para um hospital em Piritiba, mas a policial não resistiu.

Geise Lima Santana é lotada da 24ª Companhia Independente de Polícia Militar (24ª CIPM) de Jacobina, e tinha participado mais cedo do desfile de 7 de Setembro na cidade, informou a Polícia Militar.
Mais informações »

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Ex-comandante da PM é julgado nesta manhã





O ex-comandante da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), Coronel Jorge Ribeiro de Santana, detido durante a Operação Nêmesis, deflagrada com o objetivo de desarticular um esquema fraudulento de aquisição de viaturas que envolvia mais 11 pessoas, será julgado na manhã desta quarta-feira (3), na auditoria da PM, nos Dendezeiros, em Salvador.

De acordo com informações da polícia, o Cel. Jorge Santana é acusado de superfaturar uma licitação para compra de 200 viaturas policiais, realizada no final do ano de 2008, quando ainda comandava a PM do estado.

Na época, a polícia disse que o esquema foi intermediado por Gracílio Junqueira Santos e envolve a empresa paulista Júlio Simões, vencedora do processo licitatório. O contrato inicial foi de R$ 25.819.977, no entanto, foram adicionados R$ 6.454.994,25, perfazendo o total de R$32.274.971,25. Além de Santana, foram presos outros dois coronéis e mais oito militares. A quadrilha vinha sendo acompanhada há cinco meses.


Por: Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews) - 03 de Setembro de 2014 - 09h35
Mais informações »

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Mais informações »

A revolta de um PM da Bahia

imagesO texto está na íntegra, sem edição.
Essa é a máxima! Policial de “área” vai sempre se f…, mesmo fazendo tudo correto (legalidade e afins…).
Bom mesmo é quem está no admin: Nada pega! Vive rodeado de vantagens e tem sempre um tubarão pra atenuar seus feitos quando preciso for. É o Praça que f… o outro Praça. É o primeiro a recriminar e apontar erros nos colegas e lançar mais lenha na fogueira, mas não tem coragem pra sequer fazer carga de uma .40 e ir para o PCTran, pq tem medo de ser reconhecido pelos bandidos nos momentos de folga. A.R.? Nem pensar!!! Tem medo de responder P…. Mas nunca tem medo de f… o colega. O texto é forte, por isso clica se deseja ler.
Quanto ao admin, sabemos que existe em toda regra a exceção. Há, também, bons políciais, de área, inclusive; que por razões pessoais optaram ou foram “obrigados” a optar fazer parte do admin e ainda melhora o fluxo das coisas, aconselham pelo que já sofreram e ajudam no que podem os demais colegas. Para estes, em posição de sentido, presto minha calorosa continência.
(Voltando)
Quem está na área… uma hora vai se fuder: vai pro BPChoque, vai a Júri… responderá PAD/IPM/IP/PDS, Comunicação, seja por perder material bélico durante o serviço, seja por uma denúncia infundada de vizinhos ou desafetos, seja por criminosos protegidos pelo sistema,  seja por ter ou não cometido excessos em abordagens, seja no primeiro dia ou após 29 anos 11 meses e 29 dias de efetivo serviço.
Aos oito meses de 2014, chegamos ao absurdo estatístico de 19 assassinatos de PM fora de Serviço, somente no estado da Bahia. Sendo que em nenhuma das vezes vimos o nosso então Cmt Geral, o Chefe de Estado ou Secretário de Segurança se pronunciar, vir a público lamentar essa barbárie,.manifestar apoio aos familiares ou informar que iria apurar e ir a caça dos assassinos para prestar contas à Corporação, à família e a Sociedade Baiana.
Em contra partida,  a cada AR (fundado) de criminosos perigosos e reincidentes os vemos ir à impressa para manifestar “solidariedade” aos entes dos marginais e cobrar respostas rápidas nas perícias criminais, ao MP, ao Cmt, a Corregedoria e celeridade no IP. Invertem-se os papéis e os policiais passam a ser os bandidos antecipadamente condenados pelo que se chama de Opinião Pública, Mídia Sensacionalista, Imprensa Parcial e repórteres inescrupulos, assim como pela Sociedade Hipócrita.
Há pouco mais de uma semana tivemos soldados da Rondesp brutalmentes executados e mais recente  um tenente assassinado no bairro do Rio Vermelho. E até hoje não vi nenhuma autoridade militar, religiosa ou civil, nem mesmo o tal Direitos humanos, à Defensoria Pública ou familiares dos assassinos ir a público para pedir a prisão dos executores, participes e mentores; ou ir às ruas reivindicar respostas rápidas, ir à televisão exigir justiça!
Alguém já passou a DOR e o vexame se ser militar e ter que enterrar um Pai, também militar, em pleno Dia dos Pais após ser assassinado??? Pois bem, “só sabe a dor quem geme”, já diz o provérbio. Então pq o Estado iria se manifestar solidário à causa, não é mesmo?
Eu só vejo OMISSÃO. E a política do “quieta acomoda” e do “deixa pra lá”. Vejo bandidos detidos por crimes como art.33, 157, 155, 121…etc., sorrindo em entrevistas para o Se Liga Boca, Na Mira e no Balanço Geral, dizendo que “Que é bala e fogo, que quando sair será pior”, “Que se polícia der mole ele mata mesmo e toma a arma”, “Que se a vítima reagir ele mata, daquele jeito”, “Que vai matar os rivais”… e ameaça não é crime? Em qual constituição? Ah, somente para nos policiais? Pq???
Vejo coisas como essas serem banalizadas todos os dias nos horários de picos de audiência, em matérias jornalísticas (Jornalísticas?!) sem qualquer esmero e capricho. Algo tão amador, com falas chulas, quanto surreal.
Enquanto isso a sociedade descamba para o precipício de crimes torpes praticados por infratores e adultos salvaguardados pelo ECA e pela Constituição Federal, respectivamente.
São os intocáveis: matam, roubam, estupram, sequestram, formam quadrilhas e pra eles… NADA ou melhor… TUDO (auxilio reclusão, bolsa família, MCMV, visita íntima para internos de presídios e até para menores na FEBEM, Diretos Humanos, Defensores Públicos, Redução de Penas, Regime semi-aberto, pagamento de fiança após flagrante delito em crimes incontestes).
Desde o GR vejo policiais sendo assassinados, perdendo sua farda, tendo a sua liberdade cerceada(…)
É… Agora passo a entender a moral dessa “Polícia Comunitária”: Pura Palhaçada! Mas até quando? Pq nossas vidas não são de vídeo game em que se aperta “Start” e tudo volta a ser lindo e com mais “life” e chances pra vencer essa batalha perdida para as engenhosas engrenagens perversas deste sistema falido.
SÓ QUE A GUERRA AINDA NÃO ACABOU.
A GUERRA AINDA NAO ACABOU!!!
MATÉRIA VEICULADA 
plantaoitabuna

Mais informações »

Líder do tráfico de Portão é preso em festa em Vilas do Atlântico


Oito traficantes foram presos em uma operação neste final de semana organizada pelo Departamento de Narcóticos (Denarc). Segundo a Polícia Civil, a quadrilha tinha ramificações em diversos bairros de Lauro de Freitas, como Caji, Itinga e Vida Nova, em Vila Matos (Ondina) e Marotinho (São Caetano), já em Salvador. Entre os presos está Djavan dos Santos Conceição, 27 anos, apontado como líder do tráfico em Portão.

Ao todo, foram 12 mandados de prisão. Além de Djavan, foram presos Armando Santos de Jesus, Emerson Cosme Anjos dos Santos, Edson Santos Cruz, Rogério Pereira Sampaio, Ericson Anjos dos Santos, Ivanilton dos Santos Caminha, Florisvaldo Silva da Hora, Leonardo Costa Nonato, Luana da Paixão dos Santos, Tatiane Silva de Oliveira Souza e Luciene dos Nascimento Xavier.

Armando, Leonardo, Emerson e Florisvaldo já cumpriam pena no Complexo Penitenciário de Mata Escura e tiveram os mandados de prisão cumpridos lá. Já Djavan, Edson, Ivanilton e Luana estavam em festa em Vilas quando foram presos. Ericson foi detido em casa, em Lauro de Freitas, e Luciene e Tatiana foram presas quando tentavam embarcar para Itaparica, no Terminal de São Joaquim.

Segundo a polícia, Edson é irmão de Djavan e age como seu braço direito na quadrilha. Florisvaldo, por sua vez, trabalhava como taxista e era responsável pelo transporte da quadrilha, das drogas e do armamento entre Salvador e Lauro de Freitas. Todos os presos responderão por tráfico e associação para o tráfico. A operação ainda apreendeu crack, cocaína, maconha e munições para calibres 38, ponto 40 e 45.



Envolvimento em chacinas

A polícia diz que Djavan é mandante de duas chacinas nas localidades de Pé Preto, em Lauro de Freitas, em 2011 , e no Buraco da Gia, em Brotas, no ano passado. Ele ainda é acusado de envolvimento em assaltos arrombamentos de caixas eletrônicos. Ele controla o tráfico nas regiões da Chapada do Rio Vermelho, Alto de Ondina, Vasco da Gama e Portão. Em 2012, Djavan ainda liderou uma fuga de presos do Complexo dos Barris. Poucos meses depois, foi preso pelo DHPP.
Mais informações »

Alagoinhas: Policial militar é surpreendido por bandidos e assassinado com três tiros


f2ac8e4ad7cd4340a2bbc625895ea358

Um policial militar foi assassinado na tarde desta segunda-feira (25), por volta das 16h, no Pirinel em Alagoinhas. Paulo Cesar Cardoso de Araújo, 52 anos, era soldado reserva do 4º Batalhão da Polícia Militar.
Segundo informações, Paulo estava em sua residência  fazendo reparos no caminhão quando foi surpreendido por dois elementos que chegaram efetuando disparos de arma de fogo. O policial foi atingido com três tiros. Os suspeitos fugiram em seguida.
Policiais militares realizam diligências na área para localizar os autores do homicídio, mas ninguém foi preso até o momento. A delegacia de Alagoinhas investiga se o crime tem alguma relação com vingança.
A vítima chegou a ser socorrido por familiares, sendo levado ao hospital HCA, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
Ainda de acordo com informações da PM, o suspeito que teria atirado contra o policial é conhecido como “Ronaldo”, parceiro de um traficante apelidado por “Leleco”.
Mais informações »

Bandidos explodem terminal e levam dinheiro de caixa eletrônico em Pintadas

Terminal ficou totalmente destruído
(Foto: Reprodução/Calila Notícias)
Um terminal do Banco Bradesco foi assaltado na cidade de Pintadas, a cerca de 255 quilômetros de Salvador, na manhã  do último sábado (23).
De acordo com a delegacia do município, homens armados usaram dinamite para explodir o caixa eletrônico. 
Os bandidos chegaram em uma caminhonete e arrombaram o terminal. Minutos depois, os suspeitos explodiram o caixa e levaram todo o dinheiro. O terminal ficou completamente destruído. 
A quantia roubada não foi divulgada. Segundo a polícia, não existe câmeras de segurança no terminal. A delegacia de Pintadas investiga o caso.
Mais informações »

Homem morre a golpes de enxada na cabeça em Feira de Santana

Uma briga entre dois homens ocasionou um crime bárbaro em Feira de Santana, na noite da última segunda-feira (25). Roberto Carlos Miranda, de 49 anos, morreu após receber golpes de enxada na cabeça.
 
De acordo com o site Acorda Cidade, a vítima foi morta por Euclides da Luz, de 30 anos, conhecido como Índio. Segundo a publicação, os dois iniciaram uma briga, quando Euclides recebeu golpeou a vítima fatal com uma enxada.

Ainda de acordo com o site, o crime aconteceu dentro de casa onde ambos moravam, na Rua Domingos, no bairro Sim. 
 
Após o crime, Euclides foi encaminhado para o Hospital Geral Clériston Andrade por conta dos ferimentos de faca que teve durante a briga e depois do atendimento foi preso. O corpo de Roberto foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Mais informações »

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Debate sobre reestruturação da PM resulta em avanços e haverá aumento de vagas

Debate sobre reestruturação da PM resulta em avanços e haverá aumento de vagas
Divulgação/AL-BA
O resultado da reunião desta segunda-feira (11), na sala da liderança do governo da Assembleia Legislativa, foi considerado “um grande avanço” para a reestruturação da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) e do Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia. Somente dois pontos relacionados ao Projeto de Lei nº 20.884/2014 ficaram sem conclusões, sendo encaminhadas para decisão de representantes do governo: a criação de quadros especiais de músicos e de saúde no ciclo de praças e a subordinação da PM ao comando do SSP. Segundo o líder do governo na Assembleia, Zé Neto (PT), a promoção de cabos, que gerava tensão na corporação, resultou na promoção de cerca de quatro mil PMs a cabos e quase 400 a cabos bombeiros. A ascensão será feita através de curso de cinco dias e estágio. Além disso, foi definido que Vitória da Conquista contará com Esquadrão e uma Companhia Independente (CIPM). Feira de Santana também terá uma CIPM, Esquadrões de motociclista e Polícia Montada. Outro ponto positivo colocado por Neto é o aumento de 9 para 10 vagas de tenente-coronel para o quadro chamado oficiais especiais  – em que se pode crescer por carreira. “Discutimos o projeto por 30 dias e esperamos apresentar um texto que modernize os policiais e bombeiros”, comentou Neto, que prevê o início dos acordos com a lei na Assembleia a partir da próxima semana. Sobre a reestruturação dos bombeiros, foram marcadas duas reuniões – nesta terça-feira (12) e quarta-feira (13) na Secretaria de Administração (Saeb) para mais debates. Segundo o presidente da Associação dos Oficiais da PM – Força Invicta, Edmilson Tavares, a maior preocupação do grupo seria a promoção dos oficiais serem realizadas com base em critérios “arcaicos” do estatuto anterior. “Ainda não houve alterações para a mudança deste estatuto, o que faria com que alguns critérios antigos baseiem as promoções atuais. Um exemplo é a promoção por merecimento em que, às vezes, acabam sendo cometidas algumas injustiças”, explicou Tavares. 
Mais informações »

terça-feira, 12 de agosto de 2014

ALUNOS SOLDADOS DA PM ESTAGIAM NA ÁREA DA 77ª CIPM EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Hoje e amanhã, 12 e 13 de agosto, os Alunos Soldados da Polícia Militar em formação no 9º Batalhão estão de serviço nas ruas do lado Leste de Vitória da Conquista. 72 estagiários estão escalados nos mais diversos pontos da cidade a fim de reforçar o policiamento ostensivo, hoje a supervisão ficou por conta do ST PM Jurandir Gusmão. A SGT PM Márcia, que faz parte da coordenação do Curso, afirma que os alunos estão orientados a interagir ao máximo com a população utilizando a doutrina de policiamento comunitário, além de reforçar o sistema de abordagens com o fito de coibir os assaltos ao comércio.
Os alunos deverão prosseguir com o estágio supervisionado até o dia 26 de setembro, com algumas interrupções para atender as atividades acadêmicas, quando se formarão e serão distribuídos para suas unidades definitivas.
Mais informações »

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Mulher de capitão da PM tem carro roubado em Jaguaquara

Por voltas das 18 horas da última quarta-feira (6), uma advogada de prenome Lucinara, esposa do capitão da 3ª Companhia da Polícia Militar de Jaguaquara, Capitão Michel Franc,  teve roubado o veículo modelo Renault de cor vermelha de placa OUG-8656.
 
 A ação ocorreu na rua D. Pedro II,  nas imediações do prédio do  AJ. De acordo com informações de testemunhas, o veículo estava estacionado no acostamento quando á advogada foi surpreendida por dos elementos com arma em punho. Após anunciarem o assalto, os criminosos saíram em direção a BR-420 levando com eles o carro da vítima, e fugiram tomando rumo ignorado.  Policias Civil e Militar  foram acionadas e seguem fazendo diligências para tentar recuperar o carro e prender os assaltantes.
 
Fonte: Site Binho Locutor
Mais informações »

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Saeb vai reconvocar concursados da Polícia Civil

candidatos do último concurso para Polícia Civil do Estado da Bahia, que estavam sem definição e sem nem sequer um prazo para convocação, a secretaria de Administraçao do Estado da Bahia, afirma que irá reconvocar os concursados.



Em nota enviada aos site, a Saeb informa que "o concurso público para provimento de vagas no quadro da Polícia Civil está em fase de elaboração de segunda reconvocação para entrega de exames biomédicos, por recomendação da Defensoria Pública da União, que foi acatada pelo Governo do Estado. Após o atendimento desta determinação, o Estado dará continuidade ao certame, que oferece 600 vagas para os cargos de Delegado (100), Escrivão (100) e Investigador (400), com organização do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB)".

De acordo com o Edital de Abertura do concurso - Saeb/01/2013, DE 11 DE JANEIRO DE 2013, o prazo final previsto era em janeiro do ano corrente. Porém, até o presente momento, cerca de sete meses depois, os candidatos aptos para assumir os cargos ainda não receberam um retorno, nem da organizadora do certame, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB), nem da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), responsável pela realização do concurso.
Mais informações »

PM atira em ex-namorada e depois comete suicídio em Campo Formoso

Um policial militar atirou na ex-namorada e logo em seguida cometeu suicídio na noite de domingo (03), em Campo Formoso, cidade localizada na região Centro-Oeste da Bahia.

De acordo com informações da polícia, José Antônio Alves, lotado na 54ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), utilizou a arma de serviço para atirar em Joelma Rodrigues. A vítima estava em um bar no loteamento Vida Nova quando foi surpreendida por Alves.

Joelma e Alves foram socorridos para o Hospital São Francisco. O PM não resistiu aos ferimentos. Já a mulher deu entrada em estado grave e foi transferida para uma unidade de saúde de Juazeiro. O estado de saúde não foi informado. O policial não aceitava o fim do relacionamento
Mais informações »

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Reunião final para discussão da Lei de Organização Básica da PM e dos bombeiros ocorre na segunda

Reunião final para discussão da Lei de Organização Básica da PM e dos bombeiros ocorre na segunda

O processo de discussão do Projeto de Lei (PL) 20.884/2014 que reorganiza a estrutura da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), cuja votação fora adiada no início do mês, está perto de ser concluído. Segundo o líder do governo na Assembleia Legislativa, Zé Neto (PT), representantes da Casa Legislativa, do governo e da categoria realizam a reunião final na próxima segunda-feira (4) para fechar o texto da Lei de Organização Básica da PM. “Vamos apresentar tudo que foi deliberado e o projeto deve ser votado no máximo até a segunda quinzena de agosto, havendo quorum”, disse o deputado. O encontro será às 16h, na sala da Liderança do Governo na AL-BA. “Nossa estratégia foi abrir para todas as associações apresentarem suas proposições. Todas tiveram espaço e tempo para isso, ouvimos por duas vezes os questionamentos das partes, depois fizemos reuniões separadas com os coronéis, com a SAEB, com a SSP e a Procuradoria [Geral do Estado]”, reforçou o petista. A última reunião foi feita nesta quarta-feira (30), entre o relator do projeto, o deputado Zé Raimundo (PT), e técnicos que analisaram a viabilidade jurídica das propostas e das emendas apresentadas pelos deputados da casa. O parlamentar não quis adiantar quais são as alterações no documento original “para que não haja ruídos ou qualquer divagação”. Também está em análise na Casa o projeto que dispõe sobre a independência dos bombeiros da corporação, que se desvincularão da PM e passarão a integrar o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. A PEC que institui a criação da entidade foi aprovada no dia 30 de junho. Entre as discussões sobre seu funcionamento, informou Zé Neto, está a possibilidade de oferecer ao profissional a opção de migrar para o novo órgão ou permanecer na estrutura antiga. Outra questão que segue em aberto é a delimitação da prerrogativa do secretário de Segurança Pública em poder executar investigações internas no Corpo de Bombeiros e na PM.  "Pelo projeto, PMs e bombeiros, temem invasão de competência por algum excesso que ultrapasse a subordinação operacional do secretário. Nesse contexto, estamos dialogando com muita tranquilidade", explica o líder governista.
Mais informações »

BBB: Viaturas policiais terão câmeras com transmissão em tempo real

Até o momento, 80 viaturas contam com os novos equipamentos
Viaturas da Polícia Militar em Salvador passaram a ser equipadas com duas câmeras de vídeo que transmitem imagens em tempo real das ações dos policiais. Os veículos também recebem monitor, computador de bordo, sistema de localização via satélite (GPS) e rádio de comunicação digital como parte dos novos investimentos em tecnologia.
(Foto: Ibsen Santos/GOVBA)


O sistema permite o monitoramento por vídeo dos veículos a partir do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC), localizado no Parque Tecnológico da Bahia, na Avenida Paralela. As imagens transmitidas para o CICC também poderão ser vistas pelos policiais por meio dos monitores dentro das viaturas.

Até o momento, 80 viaturas contam com os novos equipamentos. Segundo o Governo do Estado, a previsão é que até o final do ano, a previsão é que 200 veículos contem com o kit. "Podemos analisar e avaliar o posicionamento de cada viatura em Salvador”, elogia o coordenador do CICC, coronel Ronaldo Tosta.
(Foto: Ibsen Santos/GOVBA)


Os equipamentos também vão permitir aos policiais consultar através da internet o cadastro de veículos roubados, situação de condutores e mandados de prisão em aberto. “A mobilidade das viaturas com câmeras facilita muito nas operações e o acompanhamento do policiamento no dia a dia", completa Tosta.
Mais informações »

RESPOSTA!! Suspeitos de participação em morte de PM em Paripe morrem em confronto com a polícia

Dois homens suspeitos de participação na morte do soldado da Polícia Militar Washington Luiz Santos Cruz, morreram durante uma troca de tiros com policiais na localidade conhecida como Bate Coração no bairro de Paripe, Subúrbio Ferroviário de Salvador. As identidades não foram divulgadas.

Eles foram socorridos para a emergência do Hospital do Subúrbio, mas não resistiram aos ferimentos. A dupla estava em um local próximo onde foi encontrado o veículo do PM que foi levado durante um assalto. Buscas continuam sendo realizadas em Paripe e bairros vizinhos.

Washington morreu depois de ser baleado três vezes em um assalto na manhã de hoje na Rua Amazonas, em Paripe. De acordo com comunicado oficial do comando da PM, o policial, que estava de folga em companhia da esposa no veículo do casal, foi abordado por dois indivíduos armados que, ao identificarem o militar, deflagraram três disparos atingindo-o na região do tórax e virilha.

Guarnições da 19ª CIPM/Paripe socorreram o PM até o Hospital do Subúrbio, onde foi submetido a uma cirurgia, porém não resistiu. O soldado Washington tinha 40 anos de idade e há nove anos integrava o quadro funcional da Corporação.
Mais informações »

PMs são homenageados e premiados em cerimônia

homenagemNesta terça-feira (29), policiais militares do 15º Batalhão receberam homenagens e prêmios pelos serviços prestados à sociedade. Os prêmios foram entregues aos policiais que demonstraram “excelência operacional”, realizando um bom número de apreensão de armas, drogas, assim como recuperando veículos e realizando prisões neste primeiro semestre de 2014.
Mais informações »

Em nota, Prisco acusa secretário de Segurança Pública de fazer 'perseguição institucionalizada'



O vereador de Salvador e a candidato deputado estadual Marco Prisco (PSDB) enviou nota para responder as declarações dadas pelo secretário de Segurança Pública da Bahia Maurício Barbosa, em entrevista ao Bahia Notícias, publicadas na última terça-feira (29), as quais Prisco avalia como "absurdas", além de acreditar sofrer “perseguição institucionalizada”. Quando perguntado se era a favor da candidatura de membros de organizações militares, Barbosa disse ser contrário. "Se de dois em dois anos nós temos campanha eleitoral e candidatos que venham a pleitear alguma coisa, vamos dizer que é o anticristo e vamos partir para o tudo ou nada. E vamos ver no que vai dar. E a Justiça também tem que ter a responsabilidade de levar as pessoas que promovem isso", afirmou Barbosa na sabatina. "Esta fala é um absurdo. Trata-se de perseguição institucionalizada. Nem mesmo as leis de anistias o Governo cumpre. Desrespeita também três decisões judiciais mandando me reintegrar", rebateu Prisco. O político tucano nega que tenha sido responsável por incitar duas greves e considera as afirmações do secretário como irresponsáveis. “Durante a primeira mobilização, que se diga-se de passagem foi votada em assembleia, não tenho poder para decretar ou não greve, o Governo nem ao menos quis conversar com as lideranças de classe. Subestimou e foi o único responsável pelo caos que se tornou a cidade”, lembrou. O vereador ainda comentou que o governo "cozinhou" os policiais em “banho Maria”, o que levou ao cumprimento de menos de 5% das reivindicações dos PMs em 2012. Por conta disso que, segundo o ex-líder da Associação de Policiais e Bombeiros da Bahia (Aspra), o movimento iniciou a segunda greve, votada em abril por assembleia da associação.Em nota, Prisco acusa secretário de Segurança Pública de fazer 'perseguição institucionalizada'


Prisco rebateu declarações dadas por Barbosa (foto) em entrevista ao Bahia Notícias | Foto: Claudia Cardozo | BN
“Ainda assim, a categoria deu um voto de confiança ao Governo e votou pelo fim da paralisação, três dias após o início. A negociação foi tão clara que contou com a intermediação, inclusive, do arcebispo primaz do Brasil, Dom Geraldo Magela, e o prefeito de Salvador, ACM Neto. Durante a negociação o Governo se comprometeu a não prender ninguém, no entanto, mentiu e voltou a antigas práticas de perseguição política”, afirmou o vereador tucano. Um ponto de discordância de Prisco com a fala de Barbosa foi também a afirmação de que os representantes militares "em função de comando" não deveriam poder se candidatar a cargos políticos. "Um governo que se diz ‘democrático’ querendo tirar os direitos políticos dos policiais? Como é isso? Na opinião de um Secretário de Estado, um militar não pode exercer seus direitos políticos como qualquer outro cidadão? Isso é democracia? Não foi o PT que, há alguns anos, quando era oposição, apoiou as mobilizações dos militares?”, questionou. Ele recomenda que o Ministério Público Federal (MPF) investigue os motivos dos altos índices de mortes na gestão petista e afirmou que não há mais possibilidade de paralisação do efetivo."Temos um acordo com a sociedade e vamos cumprir, ao contrário do Governo que até hoje não cumpriu sua parte no acordo com os baianos e com a categoria", disse.
Mais informações »

Mais um colega !!!: Morre PM baleado em assalto no bairro de Paripe

Morreu no  Hospital do Subúrbio o soldado da Polícia Militar Washington Luiz Santos Cruz, de 40 anos, baleado em um assalto na manhã desta quinta-feira (31) durante um assalto no bairro de Paripe, Subúrbio Ferroviário de Salvador. 

De acordo com comunicado oficial do comando da PM, o policial, que estava de folga em companhia da esposa no veículo do casal, foi abordado por dois indivíduos armados que, ao identificarem o militar, deflagraram três disparos atingindo-o na região do tórax e virilha.

Guarnições da 19ª CIPM/Paripe socorreram o PM até o Hospital do Subúrbio, onde foi submetido a uma cirurgia, porém não resistiu. O soldado Washington tinha 40 anos de idade e há nove anos integrava o quadro funcional da Corporação.
Mais informações »

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Policial Militar é assassinado em Ibiquera

tiro
Um Policial Militar foi assassinado dentro do próprio estabelecimento comercial na noite deste domingo (27/07) na cidade de Ibiquera.
Segundo informações, dois elementos chegaram ao local à bordo de uma moto e efetuaram pelo menos quatro disparos contra a vítima, que não resistiu aos ferimentos e morreu.
O policial assassinado foi identificado como sendo Sargento Carvalho e era oficial da reserva. Não há informações sobre os autores dos disparos e as causas do homicídio.
Mais informações »

POLICIA MILITAR RONDESP PRENDE TRAFICANTES E TAXISTA EM LAURO DE FREITAS




No final da tarde deste sábado (26), num belo trabalho da policia militar Rondesp de Lauro de Freitas, foram  presos vários elementos com armas , dinheiro , drogas ,celulares, rádios amadores um deles trocou tiros com a polícia e morreu. 

Na apreensão tinha um taxista envolvido ele fazia a entrega das drogas para os traficantes todos os elementos e o material apreendido foram apresentado na delegacia local.

blogbraga
Mais informações »

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Policial civil Jorge César e PM Fábio Rosas foram vítimas de latrocínio

Dois policiais foram assassinados na noite desta quarta-feira, 24, em Salvador. O Investigador de Polícia, Jorge César de Castro, de 55 anos, lotado na 13a Delegacia Territorial - Cajazeiras, foi surpreendido por três homens quando estava em seu carro na Estrada Velha do Aeroporto por volta de 18h:20. Três homens em um veículo modelo Gol, na cor vermelha, efetuaram vários disparos de arma de fogo e fugiram logo em seguida.
Os bandidos pretendiam roubar o carro dele, mas acabaram matando o policial. Não há informações se ele foi reconhecido pelos assaltantes. De acordo com a Polícia Civil, policiais militares prenderam três homens com a suspeita de que eles teriam envolvimento com o crime. Mas a informação não foi confirmada pelos policiais do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que investiga o homicidio.
Liberdade
O policial militar Fábio Ferreira Rosa, 34 anos, também foi assassinado no bairro da Liberdade. De acordo com a Superintendência de Telecomunicações das Polícias (Stelecom), ele foi atingido por vários disparos de arma de fogo.
O soldado chegou a ser levado para o Hospital Ernesto Simões Filho, mas já chegou sem sinais vitais. A vítima era lotada na 40ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), no Nordeste de Amaralina.
O major Carlos Humberto Moreira, comandante da 37ª CIPM, na Liberdade, informou que o PM também foi vítima de latrocínio. Os criminosos pretendiam roubar o carro dele, quando reconheceram a vítima e mataram o policial.
Após o crime, eles fugiram com o carro do soldado, que foi recuperado depois na avenida Heitor Dias.
Doze bandidos participaram da ação e a maioria já foi reconhecida. Segundo o major, eles fazem parte de um grupo comandado por um homem identificado como "Aranha", que disputa o tráfico de drogas com Thiago Abílio, conhecido como "Coruja".
Aranha é acusado de ter cometido mais de trinta homicídios apenas no ano passado.
Além dele, o major diz que criminosos conhecidos como "Tio Chico", "Troncho", "Drak", "Kinho", "Tricolor", "Bronha", "Black Style" e "Rato" participaram da morte do PM. Eles têm passagem pela polícia por tráfico de drogas e homicídio.
PM divulga imagens de acusados de matar soldado (Foto: Divulgação PM)
Mais informações »

Receba nossas notícias:

Traduzido Por: Grupo Bizulhudo - 2014